segunda-feira, junho 06, 2011

Colégio da Curia visita o SeaLife!

No passado dia 1 de Junho de 2011 os alunos do Colégio da Curia visitaram o SeaLife do Porto para entregar uma tartaruga marinha, feita por eles em pasta de papel, e um cartaz exemplificativo das ameaças que as tartarugas encontram no seu habitat oceânico. Antes da visita brincaram e almoçaram no Parque da Cidade, espaço grande e verde, e em seguida caminharam até ao SeaLife onde foram muito bem recebidos por todo o staff. Tiveram a oportunidade de fazer a apresentação do seu trabalho ao director dessa instituição, o qual agradeceu o esforço e elogiou a motivação e conhecimento dos alunos nesse tema, que é a conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos em geral, tendo oferecido a cada aluno uma medalha de "Embaixador dos Oceanos". A visita continuou para a zona dos aquários onde tiveram a oportunidade de conhecer a nova habitante do SeaLife, a tartaruga-verde baptizada de Mariza.







A visita serviu ainda para dar a conhecer ao director do SeaLife, e a todos os presentes, o trabalho actual sobre a investigação e conservação das tartarugas marinhas na Ilha do Príncipe, isto através do envolvimento do Governo Regional do Príncipe, da Comissão Tartaruga Marinha da Ilha do Príncipe e da Associação Tartaruga Marinha de Portugal. Um agradecimento especial a todos que participaram!

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Mais boas notícias...

Depois de uma breve passagem pelo Programa SADA, e face à ignorância e intransigência do coordenador principalmente no tocante às metodologias de conservação e investigação sobre tartarugas marinhas, não me restou outra alternativa senão ser sair do dito programa onde muitas das ordens que recebia eram de teor neo-colonialista, indo contra os meus princípios e contra todos os métodos actuais de investigação, conservação e desenvolvimento.

Desta forma o Projecto UNIDA foi adoptado pela Comissão Tartaruga Marinha (CTM Príncipe) e esta situação acabou por ser para o melhor, pois assim apareceu um projecto local (Projecto Príncipe Primeiro) que será gerido regionalmente pelo Governo da Região Autónoma do Príncipe.

Desta forma só tenho que agradecer ao coordenador do Programa SADA por todas as ocasiões de crescimento pessoal que me deu, pois as profissionais apenas mas retirou para seu proveito pessoal, como foi o caso da minha exclusão nas publicações científicas para as quais tinha contribuído.
As pessoas boas, as pessoas com uma consciência moral superior (e as crianças pequenas têm isso, sem dúvida) não necessitam nem de prémios nem de castigos. Um adulto que só actuasse movido pela esperança do prémio ou o temor ao castigo seria um hipócrita e um aproveitador, fazendo o bem quando o estão a ver e o mal às escondidas (no livro de C. González, 2004, Mi Niño No Me Come.).

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Comissão Tartaruga Marinha (CTM)

O Governo da Região autónoma do Príncipe aprovou no passado Dezembro de 2010 a criação da Comissão Tartaruga Marinha (CTM), através do Parque Natural do Príncipe (PNP), com o objectivo principal de promover a protecção das tartarugas marinhas e o seu uso sustentável dentro da região da Ilha do Príncipe.

A CTM encontra-se a trabalhar e já provou ser uma excelente e actualizada ferramenta para a investigação e conservação das tartarugas marinhas bem como para o desenvolvimento da ilha do Príncipe. Este grupo está a postos e preparado para conduzir, como centro de uma rede internacional de projectos, todos os tipos de estudos e actividades necessárias pois inclui no seu quadro pessoas de áreas variadas, desde pescadores a administrativos, incluindo um biólogo marinho e pesqueiro membro do Grupo de Especialistas em Tartarugas Marinhas (MTSG) da UICN

Actividades já realizadas:
- Limpeza de uma das principais praias de desova de tartarugas marinhas na ilha do Príncipe, a Praia Grande, no dia 21 de Dezembro de 2010 (Dia do Poder Popular);
- Apoio na construção da Casa Tartaruga na Praia Grande que será um centro de apoio aos visitantes, com alojamento rural, que querem ver tartarugas;
- Inauguração da Casa Tartaruga, com a presença dos membros do Governo Regional e comunicação social, no dia 15 de Janeiro de 2011 e dentro do Programa de Festas do dia 17 (540 anos da descoberta da Ilha do Príncipe).


A CTM agradece a todos que apoiam, voluntariamente ou financeiramente, a que este projecto se torne possível. Um especial agradecimento ao Presidente do Governo Regional do Príncipe, o Sr. Eng. Tozé Cassandra, sem o qual nada tinha existido.